terça-feira, 28 de maio de 2013

VIVENDO E APRENDENDO

VIVENDO E APRENDENDO
 
Hoje vou contar algo que aconteceu comigo ontem e que fez abrir meus olhos ainda mais.

Na verdade tudo começou em janeiro de 2009, depois continuo em janeiro de 2013 e chegou no dia de ontem, mas isto vou contar outro dia com mais calma e detalhadamente, vamos então pular para...

...27 de Maio de 2013, uma data que ficara marcada em minha vida. Este foi o meu dia de ontem. 

Em janeiro de 2013 recebi um convite da família JOCUM Maringá para realizar atendimento odontológico no presidio de Sarandi. Depois de alguns meses, felizmente deu certo de irmos lá para fazer o atendimento.
Então fomos para o presídio para realizar o atendimento e comigo foram o Renan (resposável por este projeto) e Viviane (nosso QG - quebra galho hehehehe), ambos missionários da base Jocum Maringá.

Passei a semana toda ansioso por este momento, pois missão é algo que tem queimado no meu coração. Assim não via a hora de estar lá, mas também estava com medo, afinal iria entrar em um presidio, local onde temos a imaginação de pessoas más, mal encaradas, ruins, sem coração...

Quando chegamos demorou um pouco para começar o atendimento, pois o pessoal do presidio estava meio perdido até achar um local para nos acolher e como nada dava certo, atendemos em um espaço aberto mesmo e começamos mais tarde que o planejado, mas tudo deu certo. Afinal, para tudo tem um proposito.

Quando chegou os primeiros detentos, surgiu aquele frio na barriga, aqueles homens algemados, com rostos fechado e com a cabeça baixa vindo para nós. Senti isto por causa do preconceito que tinha criado na minha mente, eu não consegui vê-los como uma pessoa normal, mas por causa da sociedade que vivemos a minha mente tinha formado a imagem de marginais, pessoas que não merecessem respeito. Mas como Deus age em nossos corações já lembrei de "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1João 4:20"Nesta hora me senti um lixo, como eu, que sou pecador como todos os outros poderia me achar melhor ou mais merecedor de algo que aqueles homens??

E logo em seguida lembrei de "Mestre qual o grande mandamento da Lei?. E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu deus de todo teu coração, e de toda tua alma e de todo o teu pensamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:36-39. 

Ai pronto, METANOIA brother, tudo mudou, comecei a vê-los com os mesmos olhos que Deus via aqueles homens. 

E o medo??? Que Medo? Ah, ele foi embora, agora o que eu sentia era amor pela vida daqueles homens.

Comecei a pensar, por que nós tratamos quem fez algo errado com tanto desprezo? Se todo pecado para Deus tem o mesmo tamanho e forma. O que muda é a consequência, mas isto cada um carregara a sua e se pensarmos assim aqueles homens estão ali carregando a sua consequência, então por que nos os julgamos? 

Outra coisa que pensei muito, quando cometemos um pecado é por falta de caráter, falta de amor, insegurança, necessidade da carne, etc. E aqueles homens fizeram o mesmo, eles cometeram algo de errado por falta de algum destes motivos, então eles são iguais a nós.

Nossa como tudo muda quando nós conseguimos ver as coisas com os olhos de Deus. Tudo foi diferente, os tratei com muito amor, carinho, conversava um pouco com eles e percebi que todos necessitavam de um pouco de atenção, um pouco de amor. No final de cada atendimento, eles nos agradeciam por estarmos ali ajudando eles, isto é algo tão gratificante que não tem como descrever.

Teve um rapaz que tocou muito comigo, pois ele disse: "Vocês são contratados ou voluntários?" Respondemos que somos voluntários, e ele disse: "Que massa, pois assim mostra que vocês nos vêem como pessoas normais e não como marginais como a maioria da sociedade, que nos quer longe, que nos trata como animais e não como seres humanos." Que tapa na cara foi aquilo, pois a alguns minutos atrás eu pensava do mesmo modo como a maioria de todos.

Era visível que muitos deles tem um coração muito bonito, mas por ambientes sociais em que vivem os levou para aquela vida. Era possível ver que alguns tem vontade de mudar, pois já perceberam que estão no caminho errado, outros ainda não conseguem compreender, mas creio que um dia serão tocados por Deus e suas vidas serão mudadas. 

Como é gostoso poder usar a minha profissão, algo que Deus me capacitou para ajudar as pessoas que não tem condição, para passar ao próximo o amor que Deus tem demonstrado por mim, no meu ponto de vista isto se chama missão. Alguns estão em tempo integral como missionários, mas nós que não estamos também podemos usar o nosso trabalho e fazer missão. Isto se chama corpo de Cristo, cada um fazendo a sua parte.

Depois de tudo isto, não tem mais como ser a mesma pessoa, pois fui restaurado por Deus. E não poderia guardar tudo isto para mim, pois tinha que compartilhar com vocês as coisas que Deus tem feito na minha vida. Espero que isto possa ti encorajar e colocar a mão na massa. Não fique parado trabalhe para levar o amor de Deus ao próximo e se houver necessidade use palavras.

Quero agradecer a Deus por tudo isto, a galera da JOCUM Maringá que tem me apoiado nesta área e me dado oportunidade, principalmente ao Renan e a Tia Gi, pelo convite e por emprestar o consultório móvel, pois sem eles isto não seria possível e a minha família que tem compreendido este meu chamado.



God bless you,
Thiago Espeto



Um comentário: