quarta-feira, 2 de maio de 2012

PERDÃO POR COMPLETO

 PERDÃO POR COMPLETO


Leia Gênesis 45 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/45)

Este texto fala sobre José, quando ele revelou a seus irmãos a verdade.
Mas vamos voltar um pouco o contexto para entendermos melhor este capítulo.

Nos textos anteriores, conta a história de José. Quando ele ainda era um menino seus irmãos sentiam muita inveja de ti, pois o seu pai demonstrava mais amor por ele do que pelo outros filhos, isto causou uma tremenda inveja de seus irmãos sobre a sua vida.

Deste modo seus irmãos resolveram então aprontar com José, pegaram ele, o prenderam e acabaram vendendo José como escravo para o Egito. Depois disto, José cresceu no Egito e por se manter fiel a Deus, Deus o honrou e colocou ele no poder do Egito.

Mas vamos voltar para a parte que ele foi vendido como escravo. Vamos ser sinceros, ser vendido como escravo é como se sentir o ser humano mais desprezível possível, afinal te trataram como mercadoria e não como uma pessoa, isto é horrível, acaba com o coração de cada um. Mas o pior ainda, José foi vendido pelos seus irmãos.

Quantos de nós, que se caso tivesse passado por esta situação, a única coisa que queríamos fazer seria a vingança? Quantos de nós que se algo acontece deste jeito desejaríamos o pior para aquele que nos vendeu?

Será que seriamos capazes de perdoar? Isto é complicado. Mas ai que demonstra o grande coração e amor que José tinha. Ele liberou um perdão verdadeiro e não apenas um perdão de palavras ditas.

José depois de se tornar um cara importante teve a oportunidade de se encontrar com seus irmãos. Quando seus irmãos o viram não acreditavam, pois achavam que José já tinha falecido. Mas não, José estava ali, firme, forte e agora querendo ou não era um homem de poder. Lembrando que ele só estava lá porque Deus cuidou de sua vida.

Quando José viu seus irmãos ele se alegra tanto que chora muito, "ele chorou tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio de Faraó" (Gênesis 45:2)

Ele não chorou de raiva, de vingança ou algo assim, ele simplesmente chorou por amor, pois agora tinha os seus irmãos novamente ao seu lado. Pelos olhos humanos, José poderia se vingar de seus irmãos, poderia ter mandado prende-los ou mata-los. Mas não, José jamais pensou nisto. Sabe por que?

Por que José era um cara que andava com Deus, José era um cara que buscava agradar a Deus e com isto ele perdoou seus irmãos de todo o teu coração, não guardava nenhum rancor. Meu isto é o verdadeiro perdão. Esqueceu o que seus irmãos tinham feito, queria apenas poder abraçar e beija-los.

Quanto de nós muitas vezes dizemos para alguém que perdoamos, que não guardamos rancor algum, mas quando viramos as costas ou alguém comenta algo da pessoa, já começamos a falar mal, não quer nem ver a pessoa na sua frente, não conversa mais com ela. Isto é perdão? Pense bem.

Quando você perdoar alguém lembre que o perdão deve vim por completo e não pela metade. O perdão é para trazer paz novamente e não sentimento de vingança. O perdão não deve ser apenas superficial, apenas o que as pessoas veem, mas deve ser algo de dentro, algo verdadeiro e completo.

Se você perdoa alguém lembre-se que Deus esta vendo, então faça isto de verdade. Faça isto por amor. Lembre-se de quantas vezes que você, e muitas vezes pelo mesmo motivo pecou mas mesmo assim Deus ti perdoou.

"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não ti digo que até sete, mas, até setenta sezes sete." Mateus 18:21,22

É agora estreitou, lembre-se que devemos seguir os mandamentos de Cristo e se Ele disse isto, devemos então perdoar nossos irmãos quantas vezes for preciso e perdoa-los no AMOR.

O perdão verdadeiro te traz paz, mas o perdão de palavras continuará aprisionando a sua vida espiritual.

Então vamos fazer o que José nos ensinou neste texto, perdoar o próximo com Amor, o Amor de Deus.

Que Deus abençoe a todos.

Thiago Espeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário